A vinícola Ysios fica localizada próxima à cidade de Laguardia, Rioja Alavesa.
O arquiteto Santiago Calatrava projetou uma obra prima, futurista, de vanguarda, com destaque para as curvas do telhado que acompanham os movimentos da montanha da Sierra de Cantalabria, ao fundo.
Em volta e perto desta serra, completando esta paisagem espetacular, foram plantados 75 hectares de vinhas (somente uva Tempranillo) com idade média de 45 anos, gerando uma produção média anual de 300.000 garrafas. A colheita é manual realizada no início do mês de outubro. Depois de selecionadas, as uvas caem por gravidade para os tanques de fermentação, fabricados de aço inoxidável com formato tronco cônico. Uma novidade pois a maioria dos tanques são cilíndricos.
A espetacular sala de barricas contêm 1500 barris (55% carvalho francês, 40% carvalho americano e 5% de carvalho hungáro). O carvalho hungáro tem a finalidade de aportar mais aromas frutados.
Degustação na Ysios:
01: Ysios Reserva – 2006
Um tinto varietal de Tempranillo, com 14% de álcool, se apresentou com cor vermelha e nuances de rubí. Viscosidade média. No nariz o álcool ainda estava volátil. Esperei alguns minutos e surgiu aromas intensos e complexos de defumados e tostados. Na boca ele estava macio, aveludado, taninos maduros, boa acidez, com a fruta sobressaindo sobre a madeira bem colocada. Grande corpo. Retrogosto longo. Excelente. 91 pontos.
02:Ysios Edicción Limitada 2007
Também varietal de Tempranillo, mesma cor do anterior, mas com maior concentração tendendo para o negro, ainda com brilho. Viscosidade superior ao vinho anterior, com mais extrato e lágrimas rosadas. No nariz aromas intensos e de excelente qualidade remetendo à passas. O vinho ainda estava fechado sem poder mostrar todo seu potencial. Depois de minutos surgiu aromas de chocolate e especiarias. Na boca, macio, elegante, complexo. Retrogosto longo. Excelente. 93 pontos.