Inserido em uma paisagem magnifica composta por três colinas, a oeste da pequena cidade medieval de Saint-Émilion, e bem próximo a Pomerol, o Château Figeac, classificado como Premier Grand Cru Classé “B”, possui uma história rica, lendária, desde o século II d.C. Os 40 hectares de vinhedos da Figeac fazem vizinhança com o famoso Cheval Blanc, (Premier Grand Cru Classé “A”).
A visita se desenrolou em um clima tranquilo e papo interessante com Frédéric Faye.
Ela não parou no tempo e se modernizou introduzindo prensa vertical e pequenas cubas de aço inoxidável, que permite apurar a vinificação através de fermentação por parcelas, (uvas colhidas em partes do terreno do vinhedo e vinificadas em separado). Mas, os grandes tanques de madeira continuam sendo utilizados para a fermentação alcóolica. Uma prática interessante que observamos foi a de prensar o “chapéu” até a metade do tanque para maior extração de cor e aromas e “buscar” os melhores taninos.
A idade média de suas vinhas plantadas em 40 hectares é de 40 anos que permite gerar um vinho de alta complexidade. A densidade praticada é de 6.000 plantas por hectare e rendimento de há hectolitros por hectare.
Degustação na Figeac:
01: Château Figeac Premier Grand Cru Classé “B” – 2004
De cor vermelho sangue ainda mostrando jovialidade apesar de 8 anos de vida, apresentou um nariz complexo, sobressaindo aromas de coco. Alta viscosidade. Na boca, taninos presentes, maduros e que vão evoluir ainda mais. Retrogosto longo. Complexo. Excelente. 91 pontos.