Atravessando a ponte Golden Gate, chegamos à zona de viticultura chamada North Califórnia, com destaque para as áreas de Sonoma e de Napa.
Napa Valley é a região vinícola mais famosa da América do Norte e está entre as 10 mais importantes do mundo. As mais de 200 vinícolas perfilam principalmente pela 29 Road, cerca de 70 km da cidade de San Francisco, a partir da Baía de San Pablo. Ela se extende por uma pequena faixa de terra com 10 km de largura por 50 km do sul ao norte. As principais localidades produtoras de vinho estão em torno das cidades de Napa, Santa Helena, Rutheford, Oakville,Yountville, e por último Calistoga. Além, outras áreas se destacam como Stag’s Leap e Spring Mountain.
O nevoeiro que se cria nesta região aliado aos ventos frios do noroeste, geram um clima seco porém temperado, para a branca Chardonnay e as tintas Pinot Noir. Mas também perfeito para os grandes vinhos de Cabernet Sauvignon.
A casta emblemática dos Estados Unidos é a Zinfandel que apresenta desde vinhos rústicos até exemplares excepcionais. Mas os melhores vinhos estão com a rainha das castas tintas, a Cabernet Sauvignon. Muitos tintos de Cabernet são espetaculares, batendo muitos dos excepcionais vinhos de Bordeaux na França. A Merlot, a Pinot Noir e a Petit Shiraz também geram vinhos deliciosos.
Clima: O clima é variado, sendo bastante frio na parte da manhã e um forte calor a partir das 12 horas até as 18 horas. A noite, mesmo no verão é bastante fresca e até um friozinho aparece. Além disso, a região quase sempre está coberta por neblina, criando um terroir espetacular.
Relevo: A maior parte dos vinhedos está plantada nos solos planos do Vale do Napa, sendo que alguns dos melhores vinhedos estão sendo cultivados nas encostas das montanhas, com excelente drenagem e insolação. Apesar de plana, a superfície do vale possui altitudes que variam desde 5 metros, em Napa propriamente dito, a 70 metros em Santa Helena, no meio do vale, e 122 metros em Calistoga, ao norte. As encostas a oeste são recobertas por florestas, produzindo regiões de sombra no período da tarde, que somadas à altitude, propiciam um clima ameno, favorecendo o cultivo de uvas brancas. Ao contrário, as encostas do leste, por receberem grande insolação no período da tarde, favorecem o cultivo de uvas tintas.
A cada quilômetro uma vinícola diferente, que tivemos o prazer de conhecer durante os 15 dias que permanecemos no vale, alternando com passeios de bicicleta entre os vinhedos. Lindo o lugar. A infraestrutura aqui é espetacular, todas as vinícolas tem espaço para estacionar veículos grandes inclusive motorhomes.
É impossível descrever todas as vinícolas pois a área apresenta uma infinidade de opções. Mas segue algumas dicas: Dominus, Dunn, Forman, Franciscan, Harlan, Havens, Hess Collection, Joseph Phelps, Coppola, Opus One, Robert Mondavi, Peju, Pine Ridge, Saintsbury, Spottswoode, Spring Mountain Vineyard, St Supéry Vineyards & Winery, Stags’ Leap Winery, Turley e outras.
1 Comentário. Deixe novo
TAMBÉM QUERO !!!!