A vinícola Darien fica em Rioja Alta, na Carretera Nacional 232, cerca de 7 Km da cidade de Logroño. Foi inaugurada em 2007 e está fortemente preparada para receber enoturistas.
Exporta 60% de sua produção anual de 360.000 garrafas oriundo das uvas Tempranillo, Garnacha, Graciano e Mazuelo, plantadas em 66 hectares. Elas chegam na vinícola e passa por uma peneira vibratória para uma pré-limpeza, separando as folhas, galhos e uvas podres. Depois vão para os tanques de aço inoxidável de 15.000 litros para começar o processo de fermentação.
Após a fermentação alcoólica, o vinho ainda não terminado cai diretamente por gravidade para os tanques de concreto onde é realizado a fermentação malolática. A sala de barricas contém 1750 barris com capacidade de 225 litros (francês e americano). Sua filosofia de utilização de barris é até o quarto uso, e depois é vendido para outras vinícolas ou destiladores de conhaque ou para Jerez de la Fronteira.
A Darien produz vinhos nas categorias: Vino Joven (no contra-rótulo é inserido um selo de cor verde), Vino Crianza (selo de cor vermelha), Vino Reserva (cor granada) e Grand Reserva (cor azul), como determina o Conselho Regulador dos vinhos de Rioja.
Degustação na Darien:
01: Darien Tempranillo – 2011
Este vinho da categoria Vino Joven, ficou 5 meses na adega, em garrafas e não passou em barris de carvalho, como a maioria dos vinhos de Rioja desta categoria. A proposta dos viticultores é de apresentar vinhos ligeiros, bem elaborados, de boa qualidade para serem servidos com entrada, harmonizados com tapas.
De cor rubí, brilhante e bem clara, transparente. Viscosidade baixa. No nariz aromas simples de cereja. Vinho ligeiro, fresco, bem elaborado. Para começar uma noite. Razoável. 79 pontos.
02: Darien Tempranillo em corte com Graciano – 2009
Um tinto de cor cereja, brilhante, transparente. Viscosidade média. Aromas doces de cereja de intensidade média. Na boca, macio, de corpo leve. Um pouquinho mais estruturado do que o vinho anterior. Para o dia a dia. Bem elaborado com pequena carga de taninos. Bom vinho. 81 pontos.
02: Darien Reserva 2007
Este Tempranillo passou um ano em barris de carvalho francês. Sua cor granada mostra seus 5 anos de vida. No nariz, estava fechado e não mostrou nada. Na boca, taninos presentes, de corpo leve. Retrogosto médio. Fresco. Bom vinho. 83 pontos.
Obs: Infelizmente não foi servido os vinhos top desta vinícola.