A vinícola Bortoli fica no coração de Yarra Valley, na Austrália. Em seus vinhedos desfilam as uvas brancas Chardonnay, Sauvignon Blanc e Viognier e as tintas Pinot Noir, Shiraz e Cabernet Sauvignon.
Degustação na De Bortoli:
01:Este Sparkling 2007 – AU$34
Um espumante elaborado com a Pinot Noire a Chardonnay, pelo método Champenoise. Apresentou-se de cor amarelo claro. Nariz frutado de boa intensidade. Não analisei seu Perlage porque o vinho foi servido em uma taça para vinhos brancos. Na boca, bom ataque, boa agulha e acidez bem posicionada. Retrogosto longo. Muito bom. 87 pontos.
02: Chardonnay Current Vintage 2011 – AU$29
De cor clara, puxando para um leve amarelo. Viscosidade baixa. Nariz expressivo e elegante de frutas cítricas, sobressaíndo maçã verde. Na boca, ótima acidez, equilibrado. Bom ataque. Retrogosto médio. Muito bom. 89 pontos.
03: Melba Lucia AU$22
Um tinto em corte com 88% de Cabernet Sauvignon com a italiana Sangiovese. Um corte atípico da Austrália. De cor puxando para um marrom-telha. Viscoso. Nariz de azeitona preta de excelente qualidade e alta intensidade aromática. Na boca, acidez que enche a boca, macio, complexo. De corpo médio. Retrogosto longo. Excelente. 90 pontos.
04: Pinot Noir Villages 2012 AU$20
As uvas para elaborar este vinho são provenientes dos vinhedos de Dixons Creek, Tarrawara e Wani Yallock Village. De cor salmão. Viscoso. Ainda fechado, no nariz. Na boca, de corpo leve, macio, equilibrado. Um pouco fugídio. Retrogosto curto. Bom vinho. 84 pontos.
05: Pinot Noir Single Vineyards – Riorret 2011
Mesca cor do vinho anterior. Viscoso. Nariz apresentando aromas de frutas secas e terroso. Na boca, de corpo leve, macio. Retrogosto médio. Bom vinho. 84 pontos.
06: Nobile One 2010 AU$33
Um vinho de sobremesa, que sofreu ataque do Botrytis. Elaborado com a uva Semillon, se apresentou de cor amarelo puxando para o dourado. Viscoso. Nariz expressivo, remetendo a grande carga de mel. Na boca, docúra bem colocada. Macio. Lembra um Sauternes. Excelente. 91 pontos.