Billaud-Simon é um importante nome em Chablis. Produz vinhos de alto nível e de estilo mineral, e é muito conhecido no mundo do vinho. Cerca de 80% de sua produção é destinada à exportação.
Esta vinícola apresenta excelente relação custo-qualidade, inclusive nos vinhos Grand Cru. Seus vinhedos com 21 hectares estão plantados em solos do tipo Kimmeridge, o qual passa uma característica única de mineralidade para a Chardonnay.
Sua filosofia de vinificação é passar somente 20% do vinho em barris de carvalho, e o restante em tanques de aço inoxidável para manter esta mineralidade (com excesso de carvalho os Chablis têm tendência a apresentar aromas e gostos lácteos).
Degustação na Domaine Billaud Simon:
01: Petit Chablis – 2011
De cor verde claro e com viscosidade média. Aromas de intensidade média. Na boca, de corpo médio, macio, boa acidez, retrogosto médio. Um muito bom “petit”. 88 pontos
02: Chablis Tête d`Or – 2012
Este Chablis passou 20%na barrica se apresentou de cor amarelo claro. Viscosidade média superior ao vinho anterior. No nariz aromas de intensidade média e de ótima qualidade, sobressaindo um leve aroma de abacaxi. Na boca, de bom corpo, ótima acidez, um bom vinho de aperitivo para começar um jantar. Final de boca, um pouco metálico. Retrogosto médio. Muito bom. 89 pontos.
03: Chablis Premier Cru Montée Milieu – 2008
De cor amarelo claro. Alta viscosidade. Aromas elegantes, vivacidade e frescor. Na boca grande ataque, acidez que enche a boca. Mineralidade marcante. Maracujá delicioso e elegante. Retrogosto longo. Excelente. 92 pontos.
04: Chablis Premier Cru Montée de Tonnere – 2008
De cor semelhante ao anterior. Alta viscosidade. Aromas intensos, superior ao mostrado no vinho anterior. Muita mineralidade. O mesmo maracujá, um pouco mais doce do que o anterior. Retrogosto longo. Excelente. 93 pontos.
05: Chablis Grand Cru Les Preuses – 2008
De cor verde clara. Alta viscosidade. Aromas intensos. Na boca, continua a mineralidade típica dos Chablis. Na boca, grande corpo sem perder a elegância. Acidez bem posicionada. Retrogosto longo. 94 pontos.
06: Chablis Grand Cru Les Blanchos – 2008
Este vinho foi elaborado de vinhas velhas, (42 anos) e se apresentou de cor amarela, forte. Diferentemente dos quatro vinhos anteriores este passa 100% por barricas de carvalho francês levando-o a apresentar grande intensidade de aromas lácteos, (manteiga e pão torrado), de excelente qualidade. Na boca, a acidez é inferior aos outros e aparece uma baunilha elegante. Macio. Maravilhoso. Vinho excepcional. 95 pontos.
07: Chables Grand Cru Vaudesir – 2004
Este vinho já com sua idade adulta se apresentou com aromas de trufas brancas e champignon. Na boca ótima acidez, macio, aveludado e delicado. Excelente. 93 pontos.