A Finca Valpiedra, da familia Marinez Bujanda, se localiza em La Rioja, com 80 hectares de vinhedos, na margem do Rio Ebro. Além desta, o grupo possui outras três ”bodegas”: Finca Montepedroso, em Castilla y León; Finca Antigua, em Castilla La Mancha; e Finca Montepedroso, em Rueda.
Fomos recebidos pela falante e simpática Letícia Villegas, que percorreu todas as instalações mostrando com detalhes todos os equipamentos de vinificação (31 tanques de aço inoxidável com capacidade de 25.000 litros) e a sala de barricas (3.000 unidades – carvalho americano e francês).
Seus vinhedos se espalham pelas zonas de Rioja Alta e Rioja Alaves e estão em uma “terraza”, acima do Rio Ebro, protegido assim das comuns cheias, em uma vista cinematográfica. Seus vinhedos são divididos em quatro grandes áreas, sendo que a maior é reservada para a casta emblemática espanhola, a Tempranillo. Nas outras áreas menores, estão plantadas a Graciano, a Mazuelo e uma pequena parcela experimental de Cabernet Sauvignon. Seu solo é composto por pedras depositadas pelo Rio Ebro, as quais retêm calor durante o dia para soltá-lo durante a noite, condição benéfica para bons vinhos.
O sistema de condução para a variedade Tempranillo é do tipo “Envaso” (pequenas árvores com dois galhos) e para as outras é utilizado o sistema de condução por espaldeira, com vinhas de 35 anos.
Da varanda da vinícola uma vista espetacular tendo como fundo de pano, a imponente Sierra de Cantabria que protege este micro-terroir, dos ventos fortes oriundos do Atlântico.
Letícia explicou os detalhes inseridos nos contra-rótulos de cada produto, sendo obrigatório pelo órgão controlador da região de Rioja a inserção do número da garrafa e de um selo colorido para indicar a categoria de cada vinho. São eles: selo verde para os “Vinos Jovens”, selo vermelho para os “Crianza”, selo de cor granada para os Reserva e alaranjado para os Grand Reserva.
A cada ano, em média são colhidas 450.000 kg de uvas que geram uma produção anual de 300.000 garrafas. Em sua sala de barricas estão perfiladas 3.000 barris de carvalho americano e francês.
Degustação na Valpiedra:
01: Cantos de Valpiedra – – 2010
Este varietal de Tempranillo passou um ano em barrica francesa (70%) e 30% em carvalho americano e estagiou 1 ano em garrafa.
De cor rubi já com reflexos de cereja, bastante opaco. Viscoso. No nariz, aromas de intensidade média remetendo a amoras maduras. Na boca, boa acidez e corpo médio. Um vinho para começar um jantar servido com aperitivo. Muito bom. 88 pontos.
02: Finca Valpiedra – Reserva 2007
Um vinho em corte de 92% de Tempranillo, com 6% de Graciano e restante de Maturana Tinta, cujo rótulo aparece o termo “Vino de Pago”. Passou 2 anos em barricas francesas e estagiou 18 meses na garrafa. Ele se apresentou de cor escura, quase negra, opaco, denso. Alta viscosidade. No nariz, aromas de terra e no fundo balsâmico e mentolado. Na boca, taninos maduros e que ainda vão evoluir e mostrar todo seu potencial. Grande volume na boca, com final longo, equilibrado. Vinho excelente. 90 pontos. Depois de 5 minutos voltamos a degustá-lo e seus aromas tornaram mais complexos de defumados e de excelente qualidade que merece acrescentar mais um ponto em sua nota.