Jacobs Creek é o nome de um pequeno riacho que atravessa a região vinícola do Vale Barossa, a 80 km ao norte de Adelaide, sul da Austrália. Inspirou o nome da gigantesca e internacional vinícola Jacobs Creek que fica pertinho deste riacho. Vinícola esta de grande projeção internacional, um fenômeno de vendas, um grande exportador e seus vinhos são largamente encontrados no Brasil. Ela é uma vinícola marqueteira e como. É um dos patrocinadores do Austrália Open de Tênis, tornando sua marca uma das mais conhecidas do mundo do vinho.
Como toda grande empresa ela apresenta grande faixa de vinhos de diferentes qualidades, desde os mais simples até aos mais sofisticados. Degustamos parte de sua linha de produtos.
Degustação na Jacobs Creek:
01: Chardonnay Reserve Adelaide 2012 – AU$20
De cor amarelo claro. Viscosidade média. No nariz, aromas cítricos, sobressaindo o abacaxi e leve limão, de intensidade média e de boa qualidade. Na boca, encorpado, acidez um pouco pronunciada. Bom ataque. Retrogosto médio. Bom. 83 pontos.
02: Cabernet Sauvignon Coonawarra Reserva 2012 – AU$17
De cor violeta brilhante. Viscosidade média. Nariz ainda fechado. Na boca, de corpo leve, taninos verdes que comprometem. Retrogosto curto. Razoável. 79 pontos.
03: Shiraz Reserva Barossa 2011 AU$17
De cor violeta brilhante. Viscosidade média. No nariz aromas não intensos, mostrando um pouco de pimenta, de boa qualidade. Na boca, de corpo leve, a pimenta aparece marcante no gosto. Melhor de boca do que de nariz. Retrogosto curto. Bem elaborado. Bom. 82 pontos.
04: Cabernet Sauvignon Coonawarra 2010
De cor violeta de intensidade média. Nariz mostrando flores de bosque. Na boca, simples, taninos presentes mas não bem maduros. De corpo leve. Retrogosto curto. Bom vinho. 84 pontos.
05: St Hugo Coonowarra Cabernet Sauvignon 2010
De cor violeta brilhante. Viscosidade média. Nariz com ameixa vermelha de intensidade baixa. Na boca, muito jovem com taninos pegando e que dificilmente vão melhorar, com o passar dos anos. Retrogosto médio. 82 pontos.
06: Reeves Point Shiraz Kangaroo Island 2010
De cor violeta, escuro. Viscoso. No nariz mostra forte intensidade aromática de pimenta negra de boa qualidade. Na boca, de corpo médio, apresentando um gosto de aldeído, que comprometeu a analise gustativa. Sem notas.
07:Reserva Shiraz Barossa 2011 – AU$17
De cor violeta brilhante. Viscoso. Nariz expressivo de chocolate amargo. Na boca, taninos verdes,mas sem serem agressivos. Poderia estar mais maduro, mas este é o problema de grandes volumes de produção. Apesar disto bem elaborado. Bom vinho. 83 pontos.
08: St Hugo Shiraz Barossa 2010
De cor violeta. Viscoso. Lágrimas rosadas. Bom nariz de pimenta. Na boca, taninos verdes, pegando bastante. Retrogosto médio. Bom vinho. 84 pontos.
09: St Hugo Assemblage 2012 AU$50
Um tinto em corte de Grenache, Shiraz e Mataro de cor violeta. Viscoso. Nariz de intensidade média. Na boca, de corpo macio, taninos maduros. Retrogosto médio Muito bom. 85 pontos.
10: St Hugo Shiraz e Cabernet Sauvignon AU$50
De cor violeta bem pronunciada. Nariz de boa qualidade de couro. Na boca, de corpo médio. Taninos domados e maduros. Na boca, de corpo médio. Bom vinho. 84 pontos.