A filosofia da vinícola Louis Michel & Fils é não elaborar nenhum Chablis passando por barris de madeira, preferindo criar Chablis limpos, puros e precisos, sem acrescentar sabores característicos da madeira, atingindo uma reputação mundial.
A área de seus vinhedos é de 25 hectares, gerando uma produção média de 150.000 garrafas/ano.
Degustação na Louis Michel & Fils:
01:Chablis – 2001
De cor amarelo claro para esverdeado. Baixa viscosidade. No nariz, boa expressão aromática de flores brancas. Na boca boa acidez, de corpo leve, acidez bem posicionada. Falta a mineralidade característica dos Chablis. Retrogosto médio. Muito bom. 88 pontos.
02: Premier Cru Les Forêts – 2009
Este Chablis Premier Cru se apresentou de cor amarelo claro. Média viscosidade. No nariz, aromas intensos de maçã verde de ótima qualidade.
Na boca ele está macio, boa acidez, de corpo leve e elegante. Retrogosto médio. Muito bom. 89 pontos.
03: Premier Cru Butteau Vielles Vignes – 2009
De cor amarelo claro. Viscosidade média. Alta intensidade aromática remetendo a flores brancas. O sílex aparece de maneira elegante. Na
boca, ótima acidez. De corpo leve. Muito bom. 88 pontos.
04: Premier Cru Montée de Tonnere – 2010
Amarelo um pouco mais escuro do que o vinho anterior. Viscosidade média. Aromas de intensidade média, ainda fechado. Tem que esperar
mais um pouco para ver se os aromas se desprendem. Depois de alguns minutos mostrou notas de excelente qualidade de maça madura. Na boca, ótimo ataque, que enche a boca com sua bela acidez, bem posicionada. Vinho excelente. 90 pontos.
05: Gran Cru Vaudesir – 2009
Este Chablis Grand Cru (mais alto nível dos Chablis) surgiu na taça de cor amarelo claro, viscosidade superior aos anteriores. Aromas mais intensos e complexos. Grande frescor. Surgem frutas brancas maduras de excelente qualidade. Na boca, ótima acidez, de corpo médio. Retrogosto longo. Excelente. 91 pontos.