De Sevilha partimos para Madri, capital da Espanha. Bela cidade…
Em um camping bem localizado em um bairro de Madri, demos uma geral no motorhome. Tiramos todas as gavetas, tapetes, limpamos os armários que já estavam com cheiro de mofo devido a falta do sol e excesso de umidade de 20 dias de chuva em Portugal e Espanha.
Após conclusão das tarefas domésticas partimos para fazer turismo em Madri. Que bela cidade. Apesar dos seus 3 milhões de habitantes, Madri é organizada, bem planejada e com excelente sistema de transporte (Mêtro e ônibus). Tudo funciona bem na linda e limpa capital da Espanha, aliado a simpatia de seu festivo povo.
Madri estava fria. O inverno parece ser eterno. Estamos cansados de neve, chuva e frio. Em dias de tréguas da chuva, caminhamos pela Ciudad Antigua de Madri. Começamos pela Plaza Mayor, ponto central da cidade, importante como história, pois nesta praça muitos indivíduos não;católicos foram executados durante a Inquisição. No centro da Plaza imponente estátua de Filipe III, montado em seu cavalo.
Conhecer o magestoso e imponente Palácio Real é obrigatório. Talvez ele seja mais belo até que o Palácio de Versailles. Suas inúmeras salas são luxuosamente decoradas.
Continuamos nossa caminhada, um pouco sem rumo e deparamos com o belo e bem cuidado Parque del Retiro, próximo ao Museu do Prado, na área conhecida com Madri dos Bourbon, área de magnificas construções datadas do final do século XVIII. O ponto alto é a Puerta de Alcalá, um pequeno arco de triunfo dos franceses.
Tiramos uma tarde para perambular e comprar algumas roupas e livros pelas ruas: Calle del Arenal, Calle Mayor, Calle de Acala, terminando nossa “Via Sacra” na Puerta del Sol.
Terminamos o dia jantando no charmoso refinado e elegante Mercado San Miguel.
O último dia tiramos para conhecer a histórica e charmosa cidade de Toledo, que fica a 70 km de Madrid.