Depois de descansar do fuso horário de nossa maratona para chegar em Sydney, gastamos alguns dias para aguardar a passagem de ano, nesta magnífica e jovem cidade e para conhecer suas praias.
Após a primeira semana do ano de 2014, partimos para a região vinícola de Hunter Valley, cerca de 130 km de Sydney.
Que bela região vinícola. Organizada, rotas estabelecidas, com excelente sinalização, para não se perder entre as vinícolas após cada degustação.
A primeira vinícola a ser visitada pelos aventureiros do vinho foi a Mcwilliams, bastante premiada internacionalmente, fundada em 1877, mantida pela tradição familiar até os dias de hoje, estando na 6ª geração.
Em seus vinhedos, com 300 hectares são plantados as uvas brancas Semillon, (branca emblemática desta região), Chardonnay e as tintas Shiraz e Pinot Noir.
Degustação na Mcwilliams:
01: Semillon Mount Pleasant Elizabeth 2012 –19,50 Dólar Australiano
De cor palha. Alta viscosidade. Aromas de boa intensidade rementendo a grama seca, de boa qualidade. Na boca, de corpo médio, acidez média. Leve amargor. Retrogosto médio para longo. Bom vinho. 86 pontos.
02: Mount Pleasant Classic Semillon 2007 – 19,50 Dólar Australiano
De cor amarelo claro. Viscoso. Aromas de excelente qualidade, sobressaindo aromas lácteos de grande complexidade. Na boca, de corpo médio. Macio, complexo. Tostado com final de limão. Retrogosto longo. Excelente. 90 pontos.
03: Mount Pleasant Single Vineyard Levedale – 64,00 Dólar Australiano
Este Semillon vem de vinhedos muito antigo (1946) onde não sofreu ataque da Filoxera, se apresentou de cor amarelo claro. Viscoso. Nariz de excepcional qualidade sobressaindo o limão. Na boca, o mesmo limão. Vinho equilibrado, macio e complexo. Excelente. 91 pontos.
04: Mount Henry Shiraz Pinot Noir 2011 – 48,00 Dólar Australiano
Também de vinhedo antigo (1922), este tinto de cor purpura brilhante, com alta viscosidade e nariz elegante. Tem grande intensidade aromática, remetendo a couro e pimenta, bem colocada. Na boca, de corpo médio, um pouco fugidio. Melhor no nariz do que na boca. Bem elaborado. Regular. 78 pontos. Muito caro pelo que apresenta.
05: Mount Pleasant Rosehill Vineyard Syrah 2011 – 110 Dólar Australiano
De vinhedos plantados em 1945 este tinto mostrou cor Granada, opaco, sem brilho. Viscoso. Aromas florais de intensidade média. Na boca de corpo médio, bons taninos que necessitam de mais alguns anos para serem domados. Retrogosto médio. Muito bom. 86 pontos.
06: Mount Pleasant Old Paddock Shiraz 2011
De cor violeta clara. Viscoso. Nariz elegante, remetendo a especiarias, levemente apimentado, interessante e complexo. Na boca, taninos bem posicionados, pimenta explodindo. Retrogosto médio. Muito bom. 89 pontos.