A família Laroche produz Chablis na Borgonha, desde 1850. Michel Laroche, representa a 5 ª geração da família.
Seus 100 hectares de vinhedos estão plantados em solo calcário “Kimmeridgian”, que contribui para o caráter especial de seus Chablis – seu delicado buquê de aço. Enfim, o nome do Domaine Laroche é sinônimo de Chablis…
Buscar a tipicidade da região é o objetivo de Michel de Laroche. Sua vinícola trabalha com baixo rendimento (kg/hectare) e uvas de excelente qualidade, e possui produção média anual de 1,5 milhões de garrafas.
Degustação : Michel de Laroche:
01: Bourgogne 2011
Começamos com um branco Chardonnay elaborado em Mâcon, de cor amarela, que não passou pela madeira. Viscosidade média. Aromas de flores brancas de boa qualidade e intensidade média. Retrogosto médio. Bom vinho. 84 pontos
02: Bourgogne 2001
Para efeito comparativo degustamos este que passou pela madeira em barris grandes de 600 litros. Da mesma cor do que o anterior. Viscosidade média. No nariz aromas amanteigados e de baunilha. Na boca, macio, de bom corpo. Bom vinho para começar o dia. Um pontinho a mais com 85 ele pula para a faixa de “Muito Bom”.
03: Petit Chablis
Amarelo claro. Viscosidade média. Aromas de frutas verdes, grande frescor, leve mineralidade. Na boca, boa presença. De corpo leve, para um pic-nic. Bom final de boca, fresco. Muito bom: 88 pontos.
04: Domaine Laroche Chablis Saint Martin – 2011
Um vinho elaborado de varias parcelas e vinificados separadamente. De cor amarelo claro, viscoso. No nariz aromas de ótima qualidade e intensidade média, remetendo a maracujá e nuances de abacaxi por amadurecer. Na boca, boa acidez. Bom final. Muito bom. 89 pontos.
05: Chablis Premier Cru Les Vandevery – 2009
Amarelo claro. Aromas intensos e de excelente qualidade, sobressaindo frutas brancas maduras. Na boca, boa acidez que saliva a boca inteira. Retrogosto longo. Excelente. 90 pontos.
06: Chablis Premier Cru Les Vaillons Vielles Vignes – 2009
Mesma cor e viscosidade do anterior. No nariz aromas mais simples do que o anterior. Menos vivacidade e menos frescor. Retrogosto longo. Não gosto do estilo, mas está muito bom. 88 pontos.
07:Grand Cru Les Blanchots – 2007
Amarelo mais forte do que os anteriores, já mostrando a idade. Alta viscosidade. Aromas intensos de acácia e depois surgem aromas de trufas brancas, complexo. Grande ataque na boca. Retrogosto longo. Um vinhaço. 93 pontos.
08: Chablis Grand Cru Lês Clôts – 2007
Amarelo intenso. Alta viscosidade. Aromas de alta intensidade e complexidade remetendo a pêras maduras. Na boca, bom ataque, ótima acidez, macio. Retrogosto longo. Excelente. 94 pontos.