Ás 7 horas da matina, do dia 12 de março de 2014, os três aventureiros do vinho, Horácio, Pedro e Natália Barros embarcaram em Auckland rumo ao Brasil. (Natália ficou para trás – resolveu aperfeiçoar seu inglês na Austrália, onde vai permanecer por mais dois meses).
Missão cumprida. Dois anos e três meses fora de casa. Longe dos amigos, longe de Belo Horizonte.
Foi uma longa maratona. Rodamos 89.951 quilômetros. Visitamos 34 países, 271 cidades. O foco da viagem de percorrer as principais regiões vinícolas do mundo foi cumprido, visitamos 47regiões vinícolas, 162 vinícolas, degustando 2951 vinhos.
Foi um banho de cultura, de conhecimento geral, de experiência de viver em família, em um motorhome de espaço interno de 27m2.
Conhecidos ficaram pelo caminho. Comentários, perguntas, curiosidades dos belgas, alemães, portugueses, espanhóis, latinos, norte americanos, franceses, canadenses, africanos, gregos, australianos e neozelandeses com sua delicadeza e atenção e porque não dizer de curiosidade sobre nosso projeto, ficarão em nossa memória. Figuras desconhecidas que nos ajudaram em muitas situações de dificuldades… Educados guardas de trânsito e policiais das estradas se mostraram atenciosos, exceto pela uma multa de 200 euros aplicada porque a placa traseira do motorhome foi perdida e não tínhamos uma sobressalente.
Entrevistamos muitos enólogos, proprietários de vinícolas e críticos de vinhos, com os quais aprendemos muito deste inquietante e intrigado mundo do vinho.
É hora de agradecer. Agradecemos a mídia nacional e internacional, televisiva e jornalística que acompanharam nossa viagem. Agradecemos os nossos patrocinadores que acreditaram em nosso projeto. Agradecimento efusivo especial à alta administração da IVECO, nosso patrocinador principal. Agradecimento aos funcionários da IVECO que nos orientaram pelo mundo e fizeram as revisões mecânicas de manutenção do veículo.
Agradecimentos á empresa Leucotron que forneceu o sistema NOMAD para nosso trabalho via internet e linha telefônica instalada na nossa casa ambulante.
Obrigado ao apoio da IBRAVIN – Instituto Brasileiro do Vinho. Obrigado as vinícolas parceiras, Filgueira do Uruguai e Lídio Carraro do Brasil.
Obrigado a Quartizito do Brasil – (Pedreira de Mariana) pelo seu apoio.
Obrigado a HH Pichioni que com o fornecimento de seu cartão pré-pago facilitou imensamente nossas gastanças diárias.
Conhecemos o mundo. Conhecemos culturas diferentes. Conhecemos coisas boas de muitos países com características bem diferentes do nosso Brasil que podem e devem ser copiadas pelos nossos governantes.
Somos cidadãos do mundo, mas nossa casa é o Brasil. País de muitos problemas, mas um lugar excelente para criar os filhos. Somos uma grande nação. Temos que melhorá-la em vários aspectos…
A vida continua…
Nem bem terminamos nossa maratona pelo mundo, a Wine World Adventure já lançou seu novo desafio: Escola Itinerante de Vinhos. O foco agora é passar nossa experiência adquirida do mundo do vinho aos alunos das cidades do interior, de fazendas, sítios e condomínios fechados na cidade de Belo Horizonte. Desejando que nossa escola visite sua cidade, sítio ou condomínio favor entrar em contato via e-mail: horacio@wineworldadventure.com