O motorhome desembarcou na cidade de Picton, destino dos ferryboats que cruzam o canal de Cook Strait. Picton é uma cidade muito pequena, com uma bela enseada e bons restaurantes. No dia seguinte começamos nossa viagem pela Ilha Sul rumo a Kaikoura. A estrada pelo litoral da costa leste da Ilha do Sul é estreita e perigosa, mas a paisagem é fantástica. Do acostamento da estrada é comum bandos de focas peludas, dormindo nas pedras, na praia ou pescando na areia deixada pela maré. Chegamos bem pertinho delas, 5 metros de distância. Muito bacana.
Kaikoura vive do “boom” turístico para observar a fauna marinha, baleias cachalote, orcas e golfinhos que encontram seu habitat, com águas profundas e correntes frias e quentes que nesta região traz os nutrientes à superfície, facilitando sua alimentação.
Continuamos na estrada para conhecer a cidade de Christchurch.
O tempo começou a ficar feio. Da janela do motorhome vislumbramos uma nuvem carregada mais ao sul. O céu escureceu. Decidimos dar uma paradinha para tomar um café em um posto de combustível. Percebemos algo estranho. O frentista começou a conversar com uma moça e sua filha que estava colocando gasolina em seu carro e apontando rumo ao sul. A garota começou a ficar apavorada e a chorar. Descemos do motorhome e olhamos para onde o frentista apontava seu dedo. Um tornado estava vindo na direção do posto de combustível e O frentista gritou algo que não entendemos direito devido ao sotaque carregado. De repente, começou um vendaval e corremos pro carro, mas o Pedro estava perto da lojinha de conveniência, e preferiu se abrigar por lá.Todos para dentro do carro. O motohrome tem peso de 6 toneladas, era o local mais seguro. Foi só entrar e fomos varridos por uma rajada de vento e chuva de granizo durante longos e intermináveis 3 minutos. Depois um silêncio. Pedro saiu do galpão do posto com a cara pálida. Uma experiência assustadora, mas fantástica: assistir de camarote o olho do furacão!
No dia seguinte, comprando um pão na padaria, me deparei com a manchete na primeira página: “Tornado arrasa 20 casas”.
Depois deste susto continuamos nossa viagem passando por lugares belíssimos no centro da Ilha Sul, repleta de lagos de cor azul piscina: Lake Tekapo, Lake Pukaki, Lake Wanaka e Lake Hawea, ao redor da cidade de Twizel. São lagos de uma beleza fora de série. É impressionante sua luminosidade causada pelas pequenas partículas de pedras que descem dos glaciares e ficam suspensas na água. O azul do lago é de tirar o folego. É o céu invertido…
Curioso foi encontrar dezenas de motorhomes na beira do lago para pescar salmão. Aproveitamos e almoçamos delicioso Sashimi fresco.
Depois seguimos rumo a Arthur Pass. A estrada é a mais alta e espetacular dos Alpes neozolandês, cercada de montanhas e rochedos. A travessia é perigosa, mas encantadora!