Estar na Penfolds é entrar em um santuário. É estar em um lugar sagrado do mundo do vinho. E ter a oportunidade de degustar um Penfolds Grange é uma dádiva. Um dia mágico para os provadores da Wine World Adventure.
O Penfolds Grange é o mais famoso vinho tinto australiano. Um ícone internacional. Um vinho mágico. Degustamos este vinho da safra de 2008. Após as degustações mundo afora nas quais a maioria dos críticos internacional deram 100 pontos para esta safra, seu preço que era de US$100 saltou para US$785. Já o Penfolds Grange de 2009 não tem tanta potência. Parece que ele não repetirá a performance do vinho da safra de 2008.
Compartilhar a degustação deste vinho com meus filhos é uma realização pessoal. É a concretização de um grande sonho. É passar o meu aprendizado aos jovens novos degustadores.
Degustação na Penfolds:
01: Riesling Koonunga Hill 2012 – AU$22
De cor amarelo, forte. Viscosidade baixa. Bom de nariz sobressaindo a maçã verde com boa intensidade aromática. Na boca, macio, de corpo médio. Retrogosto longo. Muito bom. 83 pontos.
02: Sauvignon Blanc 2012
De vinhedos em Adelaide este branco se apresentou de cor branca, transparente. Viscosidade baixa. Aromas elegantes e de intensidade média. Na boca, de corpo leve. Boa acidez. Simples. Para o dia a dia. Bom. 84 pontos.
03: Bin 311 Henty Chardonnay 2012 – AU$40
Branco incolor. Viscosidade baixa. Nariz simples, sem muita expressão. Na boca, de corpo leve, sem muita força. Boa acidez. De corpo leve. Retrogosto curto. Bom. 81 pontos.
04: Koonuga Hill Shiraz-Cabernet Sauvignon 2010 – AU$22
De cor violeta quase negra. Viscoso. Nariz de intensidade média, sobressaindo o couro de boa qualidade. De corpo médio, taninos de boa qualidade, mas que necessitam alguns anos para melhorar. Bom vinho. 83 pontos.
05: Hyland Cabernet Sauvignon Adelaide 2012
De cor violeta escura. Viscoso. Lágrimas rosadas, mostrando extrato. Nariz complexo de pimenta negra com fundo de couro. Na boca, taninos ainda novo que vão evoluir bem. Retrogosto médio. 89 pontos.
06: Bin 138 2011 – AU$38
Um corte de Shiraz, Grenache e Mataro, se apresentou de cor violeta escuro. Alta viscosidade com lágrimas rosadas mostrando boa carga de extrato. Aromas complexos de alta intensidade e de excelente qualidade, hora apresentando chocolate, hora apresentando pimenta negra. Na boca ele está macio, equilibrado, taninos domados. Complexo. Retrogosto longo, Excelente. 93 pontos.
07: Cellar Reserve Tempranillo 2011 – AU$50
De cor negra. Grande viscosidade, com lágrimas rosadas, mostrando muito extrato. No nariz, aromas intensos de ameixa negra. Na boca, macio, de grande corpo. Retrogosto médio. Muito bom. 87 pontos.
08: Reserve Mataro 2010 – AU$50
De cor Granada com brilho. Nariz de coco de boa qualidade e de intensidade média. Na boca, com ataque. Taninos macios e maduros. Equilibrado. Muito bom. 87 pontos.
09: Bin 150 Marananga Shiraz 2010 – AU$75
De cor quase negra. Viscoso. Aromas complexos de alta intensidade e complexidade. Na boca, equilibrado, macio, taninos gordurosos que dá vontade de mastigar. Retrogosto longo. Excelente. 94 pontos.
10: St Henri Shiraz/Cabernet Sauvignon 2009 – AU$76
De cor violeta. Viscoso. Nariz expressivo de flor violeta de excelente qualidade. Na boca de grande corpo. Taninos bem colocados. Muito bom. 88 pontos.
11: RWT Shiraz Barossa 2010 – AU$140
Vinho de cor negra. Muito viscoso. Aromas complexos de grande intensidade de couro e pimenta. Taninos presentes, finos e de grande ataque. Complexo. Retrogosto longo. Excepcional. 95 pontos.
12: Cabernet Sauvignon Bin 169 – 2009 – AU$275
De cor escura, quase negra. Grande viscosidade com lágrimas rosadas. Na boca, de grande corpo, taninos maduros, equilibrado. Complexo. Excelente. 94 pontos.
13: CHEGOU A GRANDE HORA:………GRANGE PENFOLD 2008 – AU$ 785
Concentração total. Olhos abertos. Garrafa aberta no santuário… O grande Penfold da safra de 2008.
Este esperado vinho com 98% de Shiraz e 2% de Cabernet Sauvignon se apresentou de cor negra. Opaco. Viscoso. Nariz espetacular de grande intensidade aromática, passando pela baunilha, muito couro e grande carga de chocolate e aromas de tabaco e defumados. Na boca, macio, elegante, equilíbrio perfeito. Complexo. Retrogosto longo. Um vinho para os imortais. Um vinho para degustar de joelhos. 100 Pontos. Excepcional. O melhor vinho da nossa viagem. Inesquecível. Mágico.