Tio Pepe é uma marca registrada. Uma marca inventada que virou símbolo da Espanha.
Ela é tão importante que o nome do Grupo González Byass, fica em segundo plano. Esta vinícola fica dentro do centro histórico da cidade de Jerez de la Frontera. Ela é um patrimônio da cidade.
Este grupo tem seis vinícolas espalhadas pela Espanha: Beronia em La Rioja, Constancia em Toledo, Tio Pepe em Jerez, Vilarnau em Barcelona, Viñas del Vero em Somontano e Moncloa em Cádiz.
Como todas as vinícolas que tem uma história oriunda de seus antepassados, esta tem um conto diferente: Há muitos anos atrás alguns ratinhos perambulavam pelo escuro galpão, entre as grandes barricas de madeira. O provador dos vários estilos de Jerez começou a dar um gole de vinho em sua fase final de acabamento. O ratinnho adorou a doçura deste atípico vinho. Engenhosamente o provador construiu uma mini escada, posicionada inclinada, com uma taça na ponta repleta de vinho. O ratinho acostumado com aquele impregnante olor diariamente subia a escada degustava o vinho, descia a escada e ir para o seu esconderijo. Até hoje esta tradição é mantida.
Em seus vinhedos de Jerez de solo Albariza, rica em carbonato de cálcio, que ajuda a reter as águas das chuvas de inverno onde são cultivadas a uvas Palomino, Pedro Ximenez e um pouco de Moscatel.
Outro fato curioso é a tradição de deixar espaços nas tampas das barricas para as visitas ilustres do mundo inserir seus nomes. Esta foi assinada pelo amado Ayrton Sena.
Degustação na Gonzáles Byas
01: Tio Pepe Fino
Elaborado com a Palomino, um dos vinhos generosos mais conhecidos do mundo. Com 15% de teor alcoólico de cor amarelo http://www.phpaide.com/?langue=en claro. Aromas intensos mostrando mineralidade e certa salinidade. Na boca, fresco, ligeiro e elegante. Retrogosto médio.
02: Vina AB Amontillado
Um Palomino com 16,5% de teor alcoólico de cor âmbar pálido, mostrando sua oxidação. No nariz leve madeira muito bem posicionada. Na boca saboroso, intenso e bem estruturado. Retrogosto médio.
03: Alfonso
Neste Amontillado não surgiu a famosa Flor. Um Amontillado VORS com 18% de teor de álcool. De cor âmbar, untuoso. No nariz aromas de carvalho, laca, móveis antigos. Um antiquário. Na boca, complexo, carnudo. Retrogosto longo.
04: Leonor Palo Cortado
Elaborado com a casta branca Palomino, Crianza Oxidativa. No nariz aromas de um Amontillado e na boca ele mostra as características de um vinho Oloroso. Muito interessante esta proposta. Boca potente com madeira delicada. Retrogosto longo.
05: Apostoles Pablo Cortado
Um corte de Palomino (90%) e restante de Pedro Ximenez. Este corte foi feito depois de 12 anos.
De cor bronze. Lágrimas densas. No nariz aromas de madeira da Palomino e no fundo toques de passas da Pedro Ximenez. Interssante está mistura. Na boca, doce, delicado, intenso.
06: Solera 1847
Um corte de Palomino (75%) e restante de Pedro Ximenez com 18% de teor alcoólico. De cor atijolada. Lágriamas densas. No nariz frutos secos e passas. Na boca doce, guloso, untuoso, macio, aveludado. Um grande vinho de sobremesa.
07: Matusalém Oloroso
Um vinho de corte Palomino com Pedro Ximenez envelhecido 30 anos. Viscoso. No nariz mostra aromas de confeitaria de excelente qualidade. Na boca surge a doçura deliciosa e um amargor interessante dos taninos para contrabalançar. Vinho doce e amargo ao mesmo tempo, como a vida.
08: Nectar Pedro Ximenez
De cor petróleo, negra. Aromas intensos de passas e confeitaria. Na boca de grande corpo, macio, deliciosa doçúra. Retrogosto longo. Maravilhoso.
09: Noe Pedro Ximenxez
Um vinho guardado por 30 anos de cor negra, untuoso. No nariz toques de baunilha e passa bem madura e finaliza com defumados. Retrogosto longo.