Degustação na Jean Michel Gérin:
Esta vinícola fica na apelação Côte Rôtie, próxima a cidade de Ampuis.
01: Viogonier –I.G.P. Côtes du Rhône -2011 – 12 Euros
Este vinho se apresentou de cor branca, clara. Aromas de grande intensidade e qualidade, remetendo à flores brancas e com fundo de
abricot. Na boca, bom ataque, bom corpo, macio. Retrogosto longo. Muito bom. 87 pontos.
02: Viogonier –I.G.P. Côtes du Rhône -2011 – 33 Euros
Este branco vem dos vinhedos de Condrieu. De cor idêntica ao anterior. No nariz ótima intensidade aromática. Na boca, bom corpo. Mesmo nível do anterior. Muito bom. 87 pontos.
03: Saint Joseph –2010 – 16 Euros
Este Syrah de cor violeta, brilhante, se mostrou muito jovem. No nariz, grande intensidade aromática, remetendo a couro, madeira no fundo e pimenta moída. Alta viscosidade. Taninos presentes mas que necessitam de mais uns 4 anos para serem domados. Mas o vinho é muito bom e vai ficar muito melhor quando estiver em sua plenitude. Por enquanto vale 84 pontos.
04: Côte – Rôtie 2010 – 35 Euros
De cor violeta brilhante, corte de 80% de Syrah com a branca Viognier, (20%).Realmente comprovei que a presença da casta branca dá um certo
ar de feminilidade no vinho com predominância da Syrah. Viscoso. No nariz, aromas de frutas vermelhas de boa intensidade. Na boca, boa carga de taninos que necessita de anos para serem domados, mas mesmo sendo muito jovem, já está muito bom e sem muita agressividade. Retrogosto médio. Muito bom por enquanto e no futuro será muito melhor. 86 pontos.
05: Côte – Rôtie – La Viallière – 2010 -50 Euros
Este vinho vem de uma só parcela do vinhedo de La Viallière. Ficará 18 meses no barril de carvalho de primeiro uso. De cor violeta mais escura do que o anterior. Alta viscosidade. No nariz, aromas mais complexos do que o anterior sobressaindo pimenta moída, couro e de ótima qualidade. Na boca, está mais macio do que o anterior. Grande corpo. Retrogosto longo. Vinhos excelente. 90 pontos.
06: Trio Infernal -2009 -15 Euros
No meio da degustação surge um vinho espanhol elaborado com a Grenache, Syrah e Carignan, dos vinhedos da família na região vinícola de Priorat (Espanha).
De cor violeta. Aromas doces e com grande carga de frutas vermelhas. Na boca, de bom corpo, macio. Excelente. 90 pontos.
Degustação na E. Guigal:
A famosa vinícola E. Guigal é uma das maiores do norte do Rhône. Grande produção, (9 milhões de garrafas por ano). Mas, apesar da alta escala de produção, seus vinhos vão de muito bons a excepcionais. Destaca-se no exterior como uma vinícola que todo ano mantem um alto padrão de qualidade. Ela é bastante moderna. Tem um sistema de manuseio e empacotamento de garrafas por meio de rôbos, automatizados por computador, com a incrível capacidade de engarrafar e empacotar 6.000 garrafas por hora.
01: Saint Joseph –2011
Este branco com “assemblage” de 95% de Marsanne e restante de Roussane se apresentou de cor amarelo, claro. No nariz aromas leves de flores e frutas cítricas. Viscosidade média. Na boca, acidez um pouco fora dos eixos. De corpo médio. Retrogosto médio. Bem elaborado, para o dia a dia. Bom vinho. 84 pontos.
02: Condrieu -Viognier – 2011
Mesma cor do anterior. Viscosidade alta. No nariz grande intensidade aromática e de ótima qualidade, remetendo a aromas florais e no fundo leve aroma de abacaxi. Na boca, amargo, um pouco desequilibrado. Final de boca deixa a desejar. Razoável. 79 pontos.
03: Condrieu La Doriane – Viognier – 2011
Cor e nariz semelhante ao anterior. Na boca este se comportou melhor. Ótima acidez, grande corpo. Bom ataque. Retrogosto longo.
Muito bom. 86 pontos.
04: Hermitage -2007
Um corte das castas branca, com 95% de Marsanne e restante de Roussane, de cor amarelo claro. Aromas leves de mel e de boa qualidade. Na boca, macio, harmônico, delicado, fino, elegante. Retrogosto longo. Excelente. 90 pontos.
05: Hermitage ex Voto -2011
Corte de Marssane (95%) com Roussane de cor amarelo um pouco mais escura do que o vinho anterior. Viscoso. No nariz, alta intensidade aromática remetendo a flores brancas. Na boca, boa acidez, levemente amargo. Retrogosto médio. Muito bom. 85 pontos.
06: Hermitage 2009
De cor vermelha, sangue, escuro, quase opaco. Alta viscosidade. No nariz, aromas não bem estratificados e de intensidade baixa. O vinho se encontrava fechado. Depois de alguns minutos ele se abriu com aromas leves de couro. Na boca, taninos não maduros que compromete o conjunto. Falta um pouco de classe e harmonia. Retrogosto médio. Bem elaborado. Bom vinho. 82 pontos.
07: Côte – Rôtie –Brune et Blonde – 2009
Este Syrah com somente 2% de Viognier se apresentou com a mesma cor e viscosidade do vinho anterior. No nariz intensidade aromática
média, lembrando chocolate. Na boca, grande corpo, taninos presentes e de boa qualidade. Retrogosto longo. Muito bom. 89 pontos.
08: Hermitage – 2007
Este Hermitage com 100% de Syrah de cor vermelha com nuances já para granada se apresentou com alta viscosidade. O vinho demorou para abrir e continuou fechado por minutos e passamos para a fase de analise organoléptica de boca, que se apresentou com grande corpo e taninos ainda duros que necessita de cerca de 5 anos para serem domados. Muito bom. 86 pontos.
09: Château D’Ampuis-2009
Novo corte de Syrah com 5% de Viognier de cor vermelha, sangue, escuro. Grande viscosidade. Um nariz com baixa intensidade aromática.
Na boca ele está muito bom, taninos presentes e macios. Retrogosto longo. Excelente. 90 pontos.
10: Côte Rotie La Mouline- 1986
Isto mesmo não foi numero datilografado errado. Este vinho com 26 anos ainda vivo de coloração próxima a cor de telha, (marrom), cor dos
vinhos mais velhos se apresentou no nariz com grande complexidade, aromas de chocolate e em seguida passa por aromas tipo vinho do Porto. Na boca, taninos redondos, macios. Vinho para ocasião especial. Excepcional 95 pontos.
11: Côte Rotie La Landonne – 1978
Novamente sem erro de datilografia. Este vinho com 34 anos de idade ainda sem atingir a cor de telha. No nariz, alta intensidade
aromática, complexo, com delicioso aroma de azeitona preta e de excepcional qualidade. Na boca, taninos maduros, bem posicionados. Retrogosto longo. Maravilhoso. Para degustar de joelhos. Vinho excepcional 96 pontos.
1 Comentário. Deixe novo
Que bela viagem, parabéns um projeto arrojado e muito bem planejado, em outubro se Deus permitir pego o meu Motor Home Iveco novinho em folha para que sabe fazer também uma viagem assim como a de vocês e adoro vinho também